A Secretaria de Saúde de Piraquara recebeu uma ambulância SAMU/192, na última semana, conforme prevê a portaria n.º 3.186, de 18 de dezembro de 2009. Os custos com o material de consumo e o quadro de profissionais serão responsabilidades do município, porém a regulação será realizada pela Central de Regulação do SAMU/192 Metropolitano do Paraná, que fica em Araucária.
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde. Para o secretário municipal de Saúde, Samir Smaka, com este serviço, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
"Além disso, esta ambulância ainda irá ajudar a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência", disse o secretário. O serviço no município está previsto para iniciar no 2.º semestre deste ano.
O SAMU funciona 24 horas, com uma equipe de profissionais de saúde - enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Crédito foto: Frans Rodrigues
