A maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná executada no Guarituba, em Piraquara, foi vistoriada, na última sexta-feira (16), pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, pelo prefeito municipal, Gabriel Jorge Samaha (Gabão), pela secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães e pela coordenadora geral do PAC, Miriam Belchior. A visita foi acompanhada pelo presidente interino da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Juarez Rossetim.
Para o ministro Paulo Bernardo este é um momento de união de forças para que o projeto seja consolidado. "Este é um dos nossos maiores projetos, ele não é apenas de urbanização, mas sim social. É importante preservar o meio ambiente, mas mais importante ainda é promover a sustentabilidade da população local", disse o ministro.
Ainda de acordo com ele, as obras estão fora do prazo previsto devido à drenagem dos terrenos no Guarituba, onde o solo é de turfa e afunda como areia. "Foi um trabalho muito difícil. Mas, agora com esta fase superada a construção das moradias será uma etapa bem mais rápida", garantiu Bernardo.
Segundo o prefeito Gabão, poder participar desta mudança social na vida das pessoas é muito gratificante. "O Novo Guarituba um dos nossos projetos mais emblemáticos. Fico emocionado em poder contribuir para a transformação da nossa cidade", disse Gabão.
Casas
Neste momento estão sendo erguidas as primeiras 285 casas de um total de 803 unidades para retirar as famílias da beira do rio. Claudinéia Liner Carvalho, 37 anos, é moradora do bairro há dez anos. Sua família será uma das que irá realizar o sonho da casa própria.
"Não vejo à hora de fazer a minha mudança e garantir uma melhor qualidade de vida e conforto para mim e para os meus três filhos", disse Claudenéia que contou um pouco de como é a sua casa atual: "toda chuva de vento nós perdemos o telhado da nossa casa, a luz é rabicho (ligação irregular) e as valetas são a céu aberto".
Durante a visita, ela ficou entusiasmada com o andamento das obras. "Já estava perdendo a esperança de ver as casas construídas, mas agora vejo que o sonho da minha família será realizado. Nunca tive portas na minha casa, só cortinas de pano. Quero uma casa bem pintadinha e penso em fazer um jardim também", comentou Claudinéia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Piraquara
Assessoria de Comunicação
Gheysa Padilha – DRT-PR 6076
(41) 3673-8558 ou 8805-6851