quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saúde Mental é tema discutido no município

Secretaria de Saúde de Piraquara promoveu a 1.ª Conferência Municipal de Saúde Mental, nesta quarta-feira (14). O objetivo é trazer para a discussão este tema, que é de extrema importância para a população, "além de a conferência ser mais um instrumento de aproximação da comunidade e avaliação do serviço que está sendo prestado", avaliou o secretário municipal de Saúde, Samir Smaka.

Ainda de acordo com o secretário, Piraquara é referência no que diz respeito aos cuidados com a Saúde Mental, desde quando a administração optou pela implantação dos Centros de Atenção Psicossocial para portadores de transtorno mental e para os portadores de transtornos decorrentes do abuso de álcool e outras drogas.

Atendimentos

Hoje, no município estão cadastradas aproximadamente 12 mil pessoas, que são atendidas - diariamente, mensalmente ou esporadicamente - com os serviços de Saúde Mental. "Para nós este encontro é um momento histórico por ser a nossa 1.ª conferência. Com certeza, este será um meio muito melhor para podermos discutir políticas públicas na área da saúde, ampliando assim o planejamento da gestão", disse a coordenadora da Saúde Mental, Diana Theodoro.

Entre os assuntos discutidos foram abordados os seguintes temas: a ampliação do número de trabalhadores nos Caps; a garantia do núcleo de projeto em saúde mental; a garantia do núcleo de qualificação em saúde mental; o projeto de redução de danos com equipe própria; a garantia de leitos de saúde mental com equipe especializada, a implantação de um centro de convivência para a promoção do lazer, cultura e entretenimento, entre outros.

Durante a conferência, também foi realizada a eleição para a escolha dos cinco delegados, que irão representar Piraquara na Conferência Estadual de Saúde Mental, nos dias 17 e 18 de maio.