Cerca de 11 mil alunos da Rede Municipal de Piraquara voltaram às aulas nesta segunda-feira (8). Assim como no ano passado, os alunos de maternal a 4.ª série irão receber o kit escolar já nas primeiras semanas de aula. A quantidade do material entregue é para ser utilizado durante todo o ano letivo.
Na última semana, com o objetivo de capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino para o retorno a sala de aula, durante três dias foi promovida a Semana Pedagógica. Participaram das atividades aproximadamente 800 pessoas, entre professores da rede, coordenadores pedagógicos e diretores.
O tema abordado neste ano foi a formação e a organização do trabalho pedagógico na escola, sobre a responsabilidade dos diretores e coordenadores pedagógicos. “A nossa intenção é levar os professores a refletir sobre a prática escolar, sempre em busca da melhor qualidade de ensino”, disse a secretária municipal de Educação, Loireci Dalmolim.
De acordo com ela, os profissionais da Educação Infantil participaram de uma capacitação com a professora Maria Helena Wolff e os professores do Ensino Fundamental, curso com a professora Marília Centurion. Já na sexta-feira (5), foi proporcionado a todos os profissionais um curso com o professor Marcos Méier, que falou sobre a mediação da aprendizagem.
O tema e o professor Marcos Méier foram uma solicitação dos próprios professores, com a aprovação da Secretaria de Educação. “Ele nos trouxe uma reflexão significativa, pois temos muitos desafios a enfrentar para ensinar e para mudar o quadro caótico em que se encontra a Educação do nosso País”, comentou Loireci.
Para ela, mediar à aprendizagem significa mudar a postura do professor. “Quando o professor se coloca como mediador da aprendizagem, ele dá a oportunidade do aluno sair da condição de espectador para a condição de gerador de conhecimentos”, esclareceu a secretária. “O ato de ensinar é, antes de tudo, um ato de amor em busca de um resultado positivo; no processo de ensinar o professor precisa exercer a autoridade, porém com bom senso", acrescentou Loireci.
Transporte Escolar
A partir deste ano, algumas linhas do transporte escolar foram extintas. Esta reorganização, das linhas urbanas, foi redefinida junto a Secretaria de Estado da Educação. O convênio é específico para os alunos dos bairros rurais, porém, há exceções quando a área urbana oferece perigo ou a escola é muito distante da casa do estudante.
No entanto, a Prefeitura de Piraquara está disponibilizando meio passe escolar. A orientação é que o aluno entre em contato com a Secretaria Municipal de Ação Social munido da declaração de matrícula escolar, cópias dos documentos pessoais - RG e CPF (quando tiver) e um comprovante de endereço. Estes documentos devem ser do aluno e cópia dos documentos pessoais de um responsável (RG e CPF).
O aluno deve informar ainda qual a linha que irá usar. A Prefeitura paga a metade do valor de uma passagem e o aluno beneficiado o restante. Para este beneficio a pessoa deve morar e estudar em Piraquara.
A Secretaria Municipal de Educação informa ainda que as linhas extintas são dos bairros: Santa Maria, Santa Clara e Santiago para o Colégio Gilberto Alves do Nascimento que fica no bairro Recanto das Águas (Cohapar).
Do bairro Jardim Bela Vista não terá linha para os colégio estaduais Mario Braga e Romário Martins, que fica um no Centro e outro no bairro São Cristóvão.
A orientação da Secretaria de Educação é que os pais procurem as escolas estaduais para tentar uma vaga para o seu filho mais próxima de casa. “Caso não haja vaga, nos colocamos a disposição para reavaliar a situação junto a Secretaria de Estado da Educação para buscar uma solução”, declarou a secretária.
Jornal Agora Paraná