terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ato reúne petistas em defesa da candidatura própria em 2012

Assessoria de Imprensa Tadeu Veneri
 
Cerca de trezentas pessoas, entre militantes e lideranças petistas, participaram do ato em defesa da candidatura própria do PT na disputa à prefeitura de Curitiba nas eleições do próximo ano, realizado na noite de segunda-feira, 21, na Sociedade Treze de Maio. A manifestação expressa a posição de vários setores do partido a favor do lançamento de um nome do PT à prefeitura, a ser escolhido, em prévias, entre as pré-candidaturas já apresentadas, do deputado estadual Tadeu Veneri e dos deputados federais Angelo Vanhoni e Dr. Rosinha.
 
“Quem decide no PT são os filiados. Quem decide pelo PT são os filiados”, disse Veneri, que destacou a ampla participação da base do partido no movimento. “Nós queremos que o PT municipal inicie o processo de construção do calendário para discutir a eleição municipal. Para nós, discutir a pré-candidatura do PT é um processo natural depois de trinta anos de predomínio de um mesmo grupo político-econômico na prefeitura de Curitiba”, disse Veneri. Para o deputado, o PT precisa apresentar um projeto com a sua identidade para a população de Curitiba. “ Um projeto de transformação, que represente uma inversão de prioridades em que a política deixe de ser aplicada em benefício de uma minoria para atender à maioria da população”, afirmou. 
 
O deputado estadual Professor Lemos e a vereadora professora Josete defenderam a tese da candidatura própria. “Nós não apenas temos o direito de ter candidatura própria em Curitiba, como também o dever, a obrigação de apresentar um projeto de sociedade para a cidade. Nós temos nomes e todos eles podem representar esse projeto”, disse Lemos.
 
 
Para a vereadora professora Josete, não há uma justificativa plausível para que o PT abdique de ter um candidato em Curitiba. “Nós estamos no terceiro mandato do governo federal e é um projeto do partido fazer o debate das nossas propostas nas maiores cidades do país. O projeto do partido tem que estar acima dos projetos individuais”, disse.
 
Representante do Dr. Rosinha no ato, o dirigente do PT estadual Marcio Pessati observou que, em 2010, o PT do Paraná fez um recuo tático ao abrir mão de lançar um candidato ao governo em benefício da eleição da presidente Dilma Rousseff. “Isso foi importante, mas teve um custo para o partido. Em 2012, a diretriz é outra. Nós temos um objetivo de construção do PT do estado. E isso passa pela candidatura própria. Até este momento, nenhuma outra corrente política apresentou tese de aliança”, disse.
 
Militantes históricos do PT como o professor Romeu Gomes de Miranda e o advogado Claudio Ribeiro também destacaram a importância de o PT lançar candidato. “Nós precisamos defender as bandeiras deste partido. Nós temos uma identidade a defender”, afirmou Ribeiro. 
 
O ato teve ainda a participação de dois integrantes da direção nacional do PT, Marcos Sokol e Marcel Frison, atual secretário de Saneamento do governo do Rio Grande do Sul , um integrante da executiva nacional, Renato Simões, e representantes do PT da Região Metropolitana de Curitiba e do Interior do Estado. 
 
“O Congresso Nacional do PT estabeleceu que precisamos nos consolidar como o partido dos avanços sociais e nossa prioridade é ter candidaturas próprias. O fórum de decisão não é de meia-dúzia de dirigentes, mas do conjunto de filiados. O PT de Curitiba não pode se comportar como uma força política de segunda categoria. Por que todas as grandes cidades do país e do estado podem ter candidaturas próprias e Curitiba não?”, questionou Renato Simões.
 
Para Frison, nada é tão importante para reforçar o projeto nacional do PT do que a indicação de candidaturas próprias a prefeito nas eleições de 2012. “As alianças são instrumentos táticos. As concessões fazem parte da vida política. Mas não podemos subordinar interesses estratégicos dos trabalhadores às alianças, apenas pelo propósito de chegar ao poder”, disse o representante gaúcho. 
 
O debate sobre a posição do PT na disputa eleitoral de 2012 continua nos dias 5, 6, 7 e 8, nas reuniões das regionais do Portão, Cidade Industrial de Curitiba, Cajuru , Boa Vista, Pinheirinho, Boqueirão e Bairro Novo, Matriz e Santa Felicidade.

Bancada do PT é contra novos pedágios no Paraná

Liderança do PT na Alep
 
A bancada do PT participou nesta segunda-feira,21, de audiência pública  que discutiu a gestão de concessão de rodovias no Paraná. Os deputados do PT se manifestaram contrários ao reajuste do pedágio e a criação de novas praças pelo governo do Estado. A audiência foi proposta pelo deputado Professor Lemos, com a participação do Fórum Nacional Contra o Pedágio.
 
A líder da bancada do PT, deputada Luciana Rafagnin defendeu que os deputados se unam com a sociedade contra novos reajustes que devem acontecer em dezembro. “O momento é agora. Há um abuso na cobrança do pedágio. Não podemos permitir que novas praças sejam criadas e que mais aumento aconteça”, afirmou.
 
A estimativa é de que a cobrança de pedágio nas estradas paranaenses rendeu às concessionárias um lucro de R$ 18 bilhões. Esse resultado se deve especialmente ao acordo feito pelo governo Lerner, que para garantir sua reeleição em 2002 baixou os pedágios em 50% em troca de que as concessionárias deixassem de realizar as principais obras previstas no contrato. Esse lucro equivale ao orçamento anual do Estado do Paraná. Além de novos aumentos, o governo Beto Richa está anunciando a instalação de novas praças de cobrança no Estado.
 
Os deputados do PT também  repudiam um possível acordo entre as concessionárias do pedágio e o governo do Estado para reduzir as tarifas de pedágio e antecipar o cronograma de obras.Em troca, os contratos seriam prorrogados em 15 anos.
 
Ex-integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pela Assembleia entre 2003 e 2004 que investigou os contratos do pedágio, o deputado Péricles de Mello também voltou a defender a instalação da Comissão Especial para acompanhar a negociação  entre o governo do Estado e as concessionárias de rodovias. "Somos tolidos aqui na Assembleia para criar uma Comissão para investigar os contratos de concessão. Deputados retiraram assinaturas. É muito importante que esse fórum seja permanente contra o pedágio. A população está cada vez mais revoltada, enquanto o governo faz negociação às escuras.”, afirmou.
 
O deputado Elton Welter defendeu o fim dos contratos de concessão. "As concessionárias têm um retorno extraordinário das taxas cobradas. Não é possível que não haja uma maneira de sustar esses contratos. Não somos contra o pedágio, mas contra esse modelo de gestão que onera o bolso do cidadão e enriquece as concessionárias"
 
Para o deputado Professor Lemos, antes de se falar em aumento de tarifas e novas concessões é preciso que se respeitem os contratos firmados. "Os pedágios, do jeito que estão, são lesivos a economia do Paraná e ao povo paranaense. É necessário se retomar os contratos originais, recalcular as tarifas e não prorrogar o tempo de concessão", defendeu.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Plenária do Mandato

O vereador Edson Ribeiro informa que a foi cancelada a Plenária do Mandato que aconteceria nesta sexta.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mutirão de Emprego em Piraquara


No próximo sábado, dia 13 de agosto, acontece em Piraquara o Mutirão do Emprego. No evento serão ofertadas mais de 1000 vagas em 10 empresas. As vagas são para perfis e idades variadas:
- 16 a 18 anos, como estagiários;
- primeiro emprego;
- terceira idade;
- portadores de necessidades especiais.
As vagas são em empresas de médio e grande portes, sendo a maioria no setor operacional, desde serviços gerais à linha de produção. Serão também ofertadas vagas na área administrativa.
O Mutirão acontece no novo CISA na Rua Betonex, s/nº - Guarituba, ao lado da Unidade de Saúde Caiçara, a partir das 8h.

Inauguração
Ainda neste sábado acontece a inauguração do CISA Guarituba, Centro de Inclusão Social do Adolescente.

Outros serviços
No evento a comunidade poderá aproveitar outros serviços, disponibilizados pelas secretarias municipais:
- Secretaria de Assistência Social: Cadastro nos Programas do Leite e Bolsa Família;
- Secretaria de Saúde: aferir pressão arterial, medição de taxa de glicemia, vacina contra hepatite B;
- Secretaria de Cultura e Esporte: atividades com as crianças, apresentação da Banda Municipal Atílio Zeni;
- Rede Esperança (que oferece cursos de cabeleireiro, pedicure e manicure), estará fazendo corte de cabelo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Novo horário de expediente

Devido ao novo horário de funcionamento da Câmara de Vereadores de Piraquara o nosso gabinete esta atendendo das 13:00 horas às 17:30 horas. Caso queira entrar em contato em outro período encaminhe email para edsonribeiropt@hotmail.com ou pelas redes sociais orkut e facebook.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mutirão do Emprego

Fonte: Arquivo
No dia 13/07/2011, na próxima quarta-feira, haverá um grande mutirão do emprego de Piraquara no plenário da Câmara Municipal. O atendimento será das 9:00h às 17:00h, e estará sendo ofertado diversas vagas de trabalho, venha e participe!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Edson Ribeiro se reunião com o prefeito Ivan de São José dos Pinhais

         O vereador Edson Ribeiro esteve em reunião com prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues e sua equipe de da secretaria de urbanismo, para conversar sobre o projeto de revitalização do Rio Itaqui.
           O projeto RevItaqui visa a construção de um parque ecológico as margens do rio Itaqui do lado de São José dos Pinhais. O vereador foi buscar informações pois pretende elaborar este projeto para que margens do Rio Itaqui, em Piraquara, também seja revitalizado.

Edson Ribeiro reivindica implantação de Rede de Esgoto nas vilas Mariana, Parque das Araucárias e Parque das Rosas

         Reivindicação antiga dos moradores das vilas Mariana, Parque das Araucárias e Parque das Rosas, a instalação da rede de esgoto que antes só existia em sonhos, pode se tornar realidade. A comunidade sofre constantemente com o esgoto a céu aberto e em dias de chuva as valetas transbordam causam risco de contaminação.
O vereador Edson Ribeiro, desde 2009, encaminha ofícios para Sanepar solicitando a colocação da rede de esgoto, porém nas respostas da Sanepar não havia uma data prevista (segue o ofício). Para continuar cobrando esta melhoria, o vereador esteve em reunião com o diretor de investimentos da Sanepar, Martinho, ele confirmou que ira encaminhar uma vistoria técnica e agendar uma reunião com os moradores para ver a possibilidade de implantação da rede de esgoto.
O vereador continuará cobrando esta melhoria, pois todos os moradores merecem condições dignas de saneamento e cidadania.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O asfalto pode chegar até você

Fonte: Banco de dados

Ontem, o vereador Edson Ribeiro trouxe para debate na Câmara de Vereadores de Piraquara a pavimentação asfáltica, que somente 15% de todas as vias do município são asfaltadas, e, a maioria desses asfaltos é nas principais vias dos bairros, sendo que em Pinhais quase 70 % das ruas tem asfalto.
O vereador propôs a implantação do programa de asfalto comunitário, que trará o acesso para todos os moradores à colocação de asfalto em suas ruas. Através desse programa, todas as ruas podem ser asfaltadas, desde que, a maioria dos moradores da via concordem com a pavimentação. A partir disso, haverá uma parceria entre os moradores e a prefeitura que dividirão o custo desta obra.
“Devido a baixa arrecadação, temos que buscar alternativas para promover melhorias sem comprometer as contas públicas. Uma delas é o asfalto comunitário, em que prefeitura e cidadão atuam em parceria para asfaltar as ruas das cidades. Além dos benefícios, como a valorização do imóvel, não haverá mais transtornos de buracos, poeiras ou ruas inteiras alagadas em dias de chuvas.” afirma Edson.
A prefeitura, hoje, paga o valor total do asfalto, porém devido ao custo, poucas ruas são asfaltadas, além de que acarreta em uma dívida para a cidade. O programa de asfalto comunitário já é utilizado em diversas cidades da região metropolitana de Curitiba, em Colombo em poucos anos, mais de 122 ruas foram asfaltadas.

terça-feira, 31 de maio de 2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novos números prediais são entregues

               A segunda fase da regularização dos números prediais iniciou no último dia 19/05, a partir dessa regularização a população poderá contar com o serviço dos carteiros em suas residências
               Ontem foi entregue e fixado os números prediais nas residências da Vila Trianon, Guarituba. Hoje, estarão entregando os números no Jardim Curitiba. 
               Esta é mais uma conquista do nosso mandato para região do Guarituba.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jardim dos Estados já tem nova numeração

Nova numeração nas casas
O serviço de entrega da correspondência para toda região do Guarituba significa um benefício para mais de 20 mil pessoas. A primeira etapa foi concluída e já iniciou a entrega de correspondências. Para isso foi preciso, refazer os números prediais destas vilas o que correspondeu a mais de 1.200 casas.
        Ontem, dia 19/05, o vereador Edson Ribeiro em parceria com a prefeitura iniciou a segunda fase de entrega dos números prediais no bairro Jardim dos Estados.
         Os funcionários da prefeitura foram de casa em casa informando e fixando os números prediais em cada moradia. A prefeitura disponibilizará aproximadamente 15 mil placas de números para colocação nas residências.
Edson junto com os funcionários da prefeitura



















quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lançamento da Campanha do Agasalho 2011

O vereador Edson Ribeiro esteve na última terça-feira, presente no lançamento da Campanha do Agasalho 2011, nomeada de Espalhe o Calor. Pela primeira vez na história da campanha, o lançamento aconteceu fora da capital paranaense, Curitiba, o evento foi realizado na Escola Social Coração de Jesus, no bairro Guaritiba. Estavam presentes no local, autoridades regionais, o governador do Estado Beto Richa e a Secretária de Ação Social e Presidente da Provopar Fernanda Richa.
            Na campanha do agasalho deste ano serão distribuídos 150 mil cobertores para 75 mil famílias, e para Piraquara além dos dois mil cobertores para as mil famílias cadastradas, será entregue oito mil peças de roupas para dez instituições cadastradas no CRAS- Centro de Referência a Assistência Social. Maria Inês, auxiliar de serviços gerais, mãe de dois filhos e moradora do bairro afirma que essas iniciativas motivam a comunidade, além de que, atende as necessidades da população.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Consórcio de Saúde garante avanços

            O vereador Edson Ribeiro participou hoje da seção extraordinária na Câmara de Vereadores, que teve como pauta a autorização do Município  a constituir com outros municípios do Paraná o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp)
        O Consórcio Metropolitano de Saúde é uma iniciativa que proporciona, ao município, o atendimento ambulatorial e hospitalar com qualidade e custo acessível, além de oferecer o atendimento a serviços especializados e de alta complexidade.
            Segundo Edson, o consórcio trará benefícios à população de Piraquara, pois proporcionará um aumento na oferta de consultas e exames, além da redução das filas de espera. 

Obras na rua Anália Martins da Silva


     Hoje o vereador Edson Ribeiro esteve na Rua Anália Martins da Silva, no Guaritubinha, onde se encontram a equipe e os maquinários para recuperação dessa via, eliminando, assim, alguns pontos críticos que geravam descontentamento aos motoristas, que circulavam por aquela via, e aos moradores da região.
     O vereador Edson Ribeiro tem cobrado constantemente do Secretário de Obras do município a melhoria de todas as ruas que se encontram com dificuldade de tráfego, devido aos buracos, por falta de manutenção.
        O vereador esta presente nesse trabalho, acompanhando e fiscalizando, para garantir uma melhoria para região. “Ficamos feliz com esse trabalho, pois sabemos o transtorno causado pelo péssimo estado que se encontrava esta rua”, afirma Edson.
            A equipe de obras ficara nesta região até que sejam arrumadas todas as ruas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Moradores da Guarituba

               O Vereador Edson Ribeiro em parceria com os Correios solita a todos os moradores das vilas: Monte Líbano, Nila Mariana, Bosque dos Pinheiros, Taruma IV e Tocantins; que atualizem, o mais breve possível, seus endereços com seus emitentes: lojas, bancos, operadoras de telefone e outros. Pois o Correio Comunitário estará em funcionamento, somente, até o dia 14/05 para essa região. A partir desta data as correspondências será entregue em seu domícilio pelo carteiro.
             Pedimos a colaboração de todos, para evitar transtornos posteriores.  

Carteiros chegam ao Guarituba


Fonte: Reprodução

           O vereador Edson Ribeiro conseguiu com persistência e muito trabalho a implantação do serviço de entrega da correspondência para toda região do Guarituba, isso significa um benefício para mais de 20 mil pessoas. 
            A primeira etapa FOI CONCLUÍDA e foi iniciada a entrega de correspondências no dia 17 de janeiro de 2011 nas seguintes regiões: Vila Mariana, Monte Líbano, Tarumã IV, Bosque dos Pinheiros e Tocantins. Para isso foi preciso, refazer os números prediais destas vilas o que corresponde mais de 1.200 casas.
            Os moradores desta região já estão recebendo suas correspondências em casa e não necessitam mais sofrer os transtornos de faturas atrasadas, deslocamentos de suas casas e enfrentar filas no correio comunitário. Também foram confeccionadas as placas com os nomes das ruas e seus respectivos CEPs, isto foi feito em parceria com os comerciantes locais, onde cada placa leva o nome do seu patrocinador.
            ESTA É uma conquista do vereador Edson Ribeiro e sua equipe, que lutou por este benefício. A próxima etapa é ampliar o serviço para o Jardim dos Estados, Guarituba Redondo, Jardim Guarani, Parque das Rosas, Parque das Araucárias, Parque das Andorinhas e Guarituba Pequeno.
             O vereador Edson Ribeiro agradece a todos os funcionários dos Correios, a Prefeitura e aos comerciantes que colaboraram para a implantação deste serviço e solicita a colaboração dos moradores para que atualizem o seu endereço para seus emitentes.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Vereador Edson Ribeiro PT se reuniou na tarde de ontem, dia 15/04/2011, com Diretor dos Correios do Estado do Paraná Areovaldo Figueiredo e entregou a relação de vilas que ainda não possuem o serviço de entrega de correspondência.
Vereador solicita a Prefeitura Regularização dos Números Prediais Para Implantação  de Carteiros em Vinte Vilas.
  1. AGUAS CLARAS
  2. GUARITUBA CIRCULAR
  3. GUARITUBA PEQUENA
  4. JARDIM CURITIBA
  5. JARDIM DAS ORQUIDEAS
  6. JARDIM DOS ESTADOS I,II E III
  7. JARDIM GUARANI
  8. JARDIM ITAQUI
  9. JARDIM SANTA HELENA
  10. JARDIM TARUMÃ
  11. JARDIM TRIANON
  12. JARDIM URUÇANGA
  13. MARCO ANTONIO
  14. PARQUE DAS ANDORINHAS
  15. PARQUE DAS ARAUCARIAS
  16. PARQUE DAS ROSAS
  17. PLANTA BELVEDERE
  18. PLANTA LARANJEIRAS
  19. PLANTA TAMOYO
  20. VILA GUARI

terça-feira, 5 de abril de 2011

HOJE AS 18 HORAS  SESSÃO ORDINÁRIA.
CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAQUARA.
PARTICIPEM.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

No período da tarde, visitas nas seguintes vilas Guarituba Redondo, Jardim Guarani, Parque das Rosas e Parque das Araucárias.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hoje as 16 horas, no Gabinete do Prefeito, será assinado o Convênio para construção da Quadra de Esporte na Escola Idilia Alves de Farias. Esta emenda parlamentar teve a intervenção do Vereador Edson Ribeiro (PT) com o Deputado Federal André Vargas.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PT comemora 31 anos com quase 1,5 milhão de filiados

 Prestes a completar 31 anos de existência no próximo dia 10, o Partido dos Trabalhadores (PT) conta hoje com 1.419.277 filiados. Para comemorar a data, o partido realizará ato político na quinta-feira (10) com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado. Também estarão no evento ministros, governadores, parlamentares, membros do diretório nacional, além de lideranças de todo o país. Durante a solenidade a direção nacional do PT restituirá ao ex-presidente Lula o cargo de presidente de honra do partido.

 
Após 31 anos de vida, o PT está à frente do comando do país pela terceira vez - dois mandatos do ex-presidente Lula e, agora, com Dilma Rousseff. O partido tem a maior bancada na Câmara, 89 deputados eleitos, e detém a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.166 vereadores.
 
O evento de comemoração do aniversário do PT será realizado na quinta-feira (10), às 15h, no Teatro dos Bancários, Asa Sul, em Brasília. Em virtude do espaço restrito do local, com capacidade para 400 pessoas, só poderão participar do ato pessoas previamente cadastradas pelo Diretório Nacional.
 
Liderança do PT na Câmara

Remédio grátis faz parte do combate à miséria, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que a distribuição gratuita de remédios contra hipertensão e diabetes faz parte das ações para a erradicação da miséria no País. Dilma estreou hoje o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". Ela disse que os medicamentos são o item que mais pesa no bolso das famílias pobres e que muitos pacientes "morrem ou desistem do tratamento" por falta de dinheiro para comprá-los.
"O que nós queremos é que todas as pessoas que tenham diabetes ou tenham hipertensão façam o tratamento completo, sem parar. Por isso, o remédio vai ser de graça", disse. Substâncias contra a hipertensão e diabetes estarão disponíveis nas drogarias conveniadas ao programa Farmácia Popular, a partir do dia 14. Ainda de acordo com Dilma, as duas doenças estão entre as que mais matam no Brasil - 40 milhões de pacientes têm uma ou as duas enfermidades.
"Aliás, a hipertensão é a maior causa das mortes por derrame cerebral. E o pior: muita gente nem sabe que tem pressão alta ou diabetes", declarou. A presidente ainda recomendou que o brasileiro cuide mais da saúde, tenha uma boa alimentação e faça exercícios físicos. "Eu não quero voltar aqui para dizer que aumentou o número de pacientes que compram remédios porque o melhor é não ficar doente."
Fonte Paraná online.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Presidenta comemora cumprimento da primeira promessa de campanha

O início da tarde desta quinta-feira (3/2) foi definido pela presidenta Dilma Rousseff como o momento de honrar um compromisso assumido durante a campanha eleitoral. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidenta anunciou o início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, medida que beneficiará mensalmente 960 mil pessoas.
“Eu decidi que é um dever do Estado brasileiro proporcionar a todos as condições de acesso regular e seguro aos medicamentos requiridos. Hoje, no momento em que meu governo completa um mês, eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que eu assumi”, comemorou.
Ao apontar dados referentes às duas doenças, a presidenta enfatizou que desde que tratados, os portadores de diabetes e hipertensão podem levar uma vida normal e ativa e que, nesse sentido, o governo trabalha para que o tratamento não seja interrompido. Além disso, lembrou a presidenta, a distribuição de tais medicamentos por meio da rede de farmácias particulares irá desonerar o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Em 2009, para a gente ter uma ideia, elas juntas foram responsáveis por 34% do total de óbitos no Brasil. Cerca de 30% da população adulta nem sabe que possui diabetes ou hipertensão”, afirmou.
Após a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff concedeu uma rápida entrevista aos jornalistas e afirmou que “no primeiro mês [de governo] foi muito trabalho e acredito que é uma indicação da quantidade de trabalho que terei nos próximos”.
Blog do Planalto
Na próxima semana, entregaremos o pedido de alteração do ponto final do Guarituba, para Rua João de Almeida no Parque das Araucária.Estamos nesta luta desde 2009.

Paulo Bernardo falará ao vivo sobre PNBL

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é o convidado do Sindicato dos Bancários São Paulo, Osasco e região e da Rede Brasil Atual para debater o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e outros desafios da comunicação.
 
O evento será realizado no próximo dia 15, terça-feira, das 19h às 21h, no auditório amarelo do sindicato (Rua São Bento, 413, próximo à estação São Bento do metrô). Haverá transmissão ao vivo pelos sites e via twitcam.
 
Ministro
Paulo Bernardo Silva é paulistano e foi dirigente sindical bancário. Três vezes deputado federal pelo PT do Paraná, atuou também como secretário da Fazenda em Mato Grosso do Sul e em Londrina. Em 2005 foi nomeado ministro do Planejamento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cargo em que permaneceu até ser nomeado ministro da Comunicações pela presidenta Dilma Rousseff.
 
Banda larga
O PNBL, lançado em maio de 2010, tem como objetivo universalizar a internet rápida no país, ampliando o acesso e reduzindo o custo. Outros desafios de Paulo Bernardo à frente do Ministério das Comunicações estão na reformulação dos Correios e os projetos de regulamentação da mídia e democratização do acesso à informação.
 
Participe, envie a sua pergunta ou sugestões. Quem quiser participar do evento deve se cadastrar solicitando inscrição pelo e-mail inscricao@spbancarios.com.br .
 
Fonte: Rede Brasil Atual

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"Foi um bom começo de governo", diz Dilma

Na saída da cerimônia de lançamento do programa de distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabete, chamado de Saúde Não Tem Preço, pela nova rede Aqui Tem Farmácia Popular, a presidente Dilma Rousseff falou sobre seu primeiro mês de governo. "Foi um bom começo de governo. Acho que o primeiro mês foi de muito trabalho, é um indicativo da quantidade de trabalho que teremos nos próximos meses", declarou a presidente, que chegou 45 minutos atrasada ao evento, realizado no Palácio do Planalto, em que estavam presentes 12 ministros.

Dilma evitou responder perguntas sobre a crise com o PMDB em função das nomeações para o segundo escalão federal e a indicação de Henrique Meirelles para o cargo da Autoridade Pública Olímpica (APO).


Paraná Online

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gleisi toma posse em Brasília

Nesta terça-feira (01) a senadora Gleisi Hoffmann (PT) tomou posse em Brasília como a primeira mulher eleita para representar o Paraná no Senado Federal.
“É uma grande emoção estar nesta Casa que tem uma história tão longa. Mas também é uma grande responsabilidade estar entre os 81 senadores e senadoras que representam esta República. Peço a Deus que me dê sabedoria para que as decisões que tomarmos no Senado possam melhorar a vida dos paranaenses e de todo povo do meu país”, afirmou a senadora.
Gleisi lembra também que conta com o apoio da população para conduzir o seu mandato da melhor forma. “Quero ter um apoio crítico. Quando avaliarem que não estou fazendo as coisas certas, ou que tenho que mudar de rumo, as pessoas podem entrar em contato comigo, com alguém da minha equipe para fazer suas sugestões”, finalizou.

Eleição
Gleisi Hoffmann foi eleita com 3.196.468 votos. É por meio da política que pretende servir à comunidade e trabalhar para melhorar a vida cotidiana das pessoas, lutar pelas causas sociais, igualdade de gêneros, defender a preservação do meio ambiente e contribuir com a construção de um país cada vez mais democrático e justo.

Assessoria de Imprensa Gleisi Hoffmann

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Encontro de duas mulheres que batalharam muito

O futebol entrou na agenda da presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (24/1), no Palácio do Planalto. A presidenta abriu espaço para um bate-papo com Marta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora de futebol do mundo. Após a audiência, a jogadora contou que a conversa serviu para que as duas pudessem trocar algumas informações sobre o futebol feminino no Brasil.

“Para mim foi uma honra ser recebida pela presidenta Dilma. Foi um encontro muito bacana de duas mulheres que batalharam muito e conseguiram se sobressair. Estou feliz”, disse Marta numa concorrida entrevista coletiva no hall do Planalto.

Na conversa, Marta convidou a presidenta Dilma para ir a Alemanha, entre os dias 26 de junho e 17 de julho, assistir a participação da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A jogadora explicou que, mesmo não tendo confirmado “100%” a presença na competição, há expectativa de que a presidenta Dilma esteja presente num dos jogos. Segundo a atleta, tal fato seria importante para o grupo.

Marta disse também que durante a audiência a presidenta perguntou sobre a trajetória da jogadora, de origem humilde do município de Dois Riachos, interior de Alagoas, até ser consagrada por cinco vezes a melhor jogadora de futebol de mundo.

"Ela [presidenta Dilma] perguntou sobre minha história de vida. Tentei resumir ao máximo. Não falei muito. Fiquei muito nervosa.”

Atualmente defendendo o Santos, Marta prepara-se para se transferir para o exterior. Segundo informou, em fevereiro deve jogar por um time europeu, embora não disfarce o interesse em retornar ao futebol brasileiro no segundo semestre deste ano. Marta acredita que o surgimento de novas jogadoras tem sido importante para o reconhecimento desta modalidade esportiva e incentivou que outros clubes brasileiros invistam no futebol feminino.

Na audiência, a presidenta recebeu uma camisa autografada por Marta: “Para a nossa presidente Dilma, com carinho. Marta”, escreveu a jogadora. O presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, que também acompanhou a jogadora junto com o ministro do Esporte, Orlando Silva, entregou outra camisa do clube com os autógrafos de Robinho, Neymar, Ganso e André – quatro jogadores que disputaram partidas de futebol pela seleção brasileira.



Fonte: Blog do Planalto.

Mais duas cidades do PR inauguram agência do INSS

Mais duas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão inauguradas, nesta quarta-feira, 26/01, no Paraná. São nas cidades de Campina Grande do Sul e Lapa, as duas na região metropolitana de Curitiba. O deputado federal André Vargas (PT-PR), que acompanhou o processo de liberação das 37 novas agências para o Estado destaca sua importância. “São agências em locais onde ainda não existe atendimento, vieram facilitar a vida daqueles que necessitam dos serviços do INSS e muitas vezes precisam se deslocar centenas de quilômetros”.

Vargas também explica que o programa de Expansão de agências da Previdência Social elevará para 91 o número de unidades fixas. Também estão realizadas no estado aproximadamente 14 obras de recuperação e modernização de agências já existentes.

A inauguração da agência da Lapa será às 9h30 e a de Campina Grande do Sul às 15h, ambas irão contar com a presença do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

As novas agências irão proporcionar a comunidade acesso a perícia médica, pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, serviços que a população só encontrava em Curitiba. Os beneficiários do INSS não terão mais que se deslocar até Curitiba e enfrentar filas para receber o que lhes é de direito. A partir de agora, estes benefícios estarão mais perto dos cidadãos.

O programa de Expansão já inaugurou duas agências no ano passado, Pinhais e Paiçandu e prevê a inauguração de outras dez, ainda no primeiro semestre deste ano. Também estão sendo inauguradas diversas reformas.
Fonte: Site André Vargas

PAC 2: Pinhais assina convênio que garante construção de 634 casas

A Prefeitura de Pinhais assina nesta quarta-feira, 26/01, às 9h30, a ordem de serviço que dará inicio a segunda fase das obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC da Habitação no Jardim Jerivá. "Acreditamos neste programa que irá mudar a realidade da vida de muitas famílias de nossa cidade. A partir do momento que assumimos a prefeitura buscamos agilizar as obras, pois sabemos da necessidade de investirmos em habitação e infraestrutura em Pinhais", concluiu o prefeito.

Nesta etapa, serão construídas 634 casas para realocar famílias que vivem nas proximidades dos rios Atuba e Palmital. O investimento é fruto de parceria entre a prefeitura de Pinhais e os governos Federal e Estadual. Além da construção das casas, o programa prevê obras de infraestrutura (pavimentação, drenagem, aberturas de vias, iluminação pública) e também a regularização dos imóveis.
O PAC em Pinhais foi lançado em 2007 pelo presidente Lula. Estão sendo investidos R$ 40,3 milhões em 906 regularizações e construção de 747 unidades habitacionais, das quais 113 já estão em construção. Serão beneficiados moradores do Jardim Santa Clara, Jardim Dona Joaquina, Jardim Palmital, Jardim Tiradentes, Governador e Sol Nascente (entre a avenida Victor Ferreira do Amaral e Vila União), Jardim Bonilauri e Jardim Jerivá.

*Com informações da Prefeitura de Pinhais

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

André Vargas reúne-se com ministro da Saúde


Deputado discutiu emendas de bancada de R$ 170 mi para contemplar diversos hospitais paranaenses


O deputado federal André Vargas (PT-PR) esteve na tarde de ontem, 19/01, em audiência com ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir recursos para a área de saúde no Paraná. Vargas pediu atenção especial das emendas de bancada que somam R$ 170.000.000,00 para a rede de hospitais do Estado, especialmente os filantrópicos.
 
Serão três emendas coletivas. A primeira de R$ 50.000.000,00, para reequipamento de hospitais do Paraná, sendo contempladas a Santa Casa, de Ponta Grossa, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, de Guarapuava e Hospital do Câncer, de Umuarama.
 
A segunda emenda, no valor de R$ 40.000.000,00, beneficiará a Santa Casa de Londrina, o Hospital Evangélico de Londrina e o João de Freitas, de Arapongas. A Santa Casa de Londrina recebeu no ano passado R$ 23,5 milhões da bancada federal para a conclusão de novo prédio que dobrará a capacidade de atendimento do hospital. Esses novos recursos serão para equipar o novo prédio que tem previsão de inauguração para o início de 2012.
 
Já a terceira emenda será de R$ 80.000.000,00 e contemplará a rede hospitalar filantrópica do Paraná.
 
Segundo o deputado André Vargas, o ministro Alexandre Padilha foi bem receptivo e ressaltou que a área de saúde terá atenção especial no governo de Dilma Rousseff.
 
Na foto, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o deputado federal André Vargas.
Foto: Ricardo Weg
blog do André Vargas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Maior respeito a direitos trabalhistas acompanha expansão do emprego formal, diz Ipea


A expansão do emprego no Brasil está sendo acompanhada por um maior respeito aos direitos dos trabalhadores. Essa é uma das constatações do estudo quantitativo Sistema de Indicadores de Percepção Social: Direitos do Trabalhador e Qualificação Profissional, divulgado ontem (19) no Rio de Janeiro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“O emprego está crescendo forte no país, pelo menos desde 2004”, disse o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, André Gambier Campos. De 1999 a 2003, a média de criação de empregos formais no país foi de 650 mil. De 2004 a 2009, essa média dobrou para 1,3 milhão de empregos. Em 2010, chegou a 2,136 milhões.


Segundo Campos, existe uma tendência de aumento de trabalhadores que recebem salário pelo seu trabalho com carteira assinada, processo que ele chama de assalariamento. “Isso, na verdade, está levando, em algumas dimensões, a um maior respeito aos direitos trabalhistas no Brasil”, analisou o pesquisador.
O estudo mostra também que há cada vez menos pessoas fazendo horas extras no país, uma questão que aparecia com frequência na Justiça do Trabalho, conforme lembrou Campos. “E quando [os trabalhadores] fazem horas extras, elas tendem a ser remuneradas adequadamente, [eles] recebem adicional, como determina a Constituição Federal. Ou, então, há a hora extra compensada pelo banco de horas ou compensação individual.”
De acordo com Campos, o mesmo não ocorre, no entanto, no que diz respeito às questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho. “A pesquisa do Ipea está mostrando que ainda tem desrespeito muito grande [nessas áreas]”. Segundo o estudo, 37% dos empregados com carteira assinada relatam problemas que afetam sua saúde ou mesmo sua vida no local de trabalho. “É um percentual muito alto”, analisou o técnico do Ipea.
Dentre os que relatam problemas, menos da metade recebe adicional de insalubridade ou de periculosidade, benefícios previstos nas normas trabalhistas. “Ou seja, o que a gente está observando é que mesmo com todo o crescimento do emprego com carteira, da maior proteção ao trabalhador, tem aspectos ali, como segurança e saúde do trabalho, que são aspectos chave e cruciais, que ainda são desrespeitados pelas empresas”.
Os pesquisadores do Ipea se surpreenderam com as respostas obtidas das 2.770 pessoas, entrevistadas nas cinco regiões brasileiras, relativas a atitudes de discriminação e de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. “A pesquisa mostrou que esse é um fenômeno bem mais circunscrito, mais localizado, ou seja, bem mais reduzido, na verdade”.
Entre os assalariados com carteira assinada, 8,3% relataram problemas no local de trabalho, não necessariamente com eles, mas dos quais tomaram conhecimento, a respeito de atitudes discriminatórias de um representante da empresa.
Em relação ao assédio moral ou sexual, o estudo revela que 4,9% dos empregados disseram ter tido problemas desse tipo. “É um problema grave, sem sombra de dúvida mas, aparentemente, no mercado de trabalho assalariado que o Brasil tem hoje, de emprego com carteira, é um fenômeno que está tendendo a se circunscrever, a diminuir a sua relevância no cotidiano do trabalho”.

Governo prepara medidas legislativas para prevenir catástrofes

O vice-presidente Michel Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vão apresentar ao Congresso Nacional um projeto de reformas legislativas referente à ocupação e ao uso do solo, com o intuito de prevenir catástrofes como a que afeta atualmente o Rio de Janeiro.
Em reunião na tarde de ontem (19), Temer e Cardozo começaram a traçar as diretrizes do pacote. Elas serão discutidas posteriormente com representantes de outros ministérios e apresentadas à presidenta Dilma Rousseff. As mudanças na lei poderão ser apresentadas ao Congresso na forma de projeto de lei, de medida provisória ou de decreto legislativo.
“O Ministério da Justiça e a Vice-Presidência foram incumbidos pela presidenta da República de encontrar fórmulas legislativas para prevenir acidentes dessa natureza. A ideia é apresentar, logo na abertura do ano legislativo [as propostas] o que não puder ser feito por medida provisória”, explicou Temer. O ano legislativo começa em fevereiro.
O principal foco das mudanças deve ser o Estatuto das Cidades. Temer e Cardozo afirmam que não se trata de uma revisão geral e profunda do estatuto, mas admitem que ele será aperfeiçoado. Os dois pretendem, por exemplo, mudar a regra que prevê a obrigatoriedade de plano diretor para ocupação e uso do solo apenas para cidades com mais de 20 mil habitantes.
“às vezes, uma cidade que ainda não tem essa população já apresenta ocupação irregular em áreas de risco. Aí, quando ela completa os 20 mil habitantes e vai fazer o plano, a situação já está consolidada. Então, devemos mexer nessa regra”, afirmou o vice-presidente.
Outro ponto a ser estudado pelos dois será a questão da ocupação de áreas de encostas. Eles devem procurar uma forma legislativa de impedir essa ocupação e de responsabilizar prefeitos e municípios que permitam a situação. “Só que nós precisamos encontrar uma forma de penalizar o prefeito e o município, sem prejudicar a população que vive naquele município”, disse Temer.
O vice-presidente e o ministro da Justiça deverão tratar do assunto com a presidenta Dilma em reunião na próxima semana. Para apresentar o plano de reformas já na volta dos trabalhos legislativos, Temer e Cardozo terão de concluir o estudo até o dia 2 de fevereiro.

PT Nacional

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

IMPLANTAÇÃO DOS CARTEIROS NO BAIRRO GUARITUBA

O Vereador Edson Ribeiro (PT), empenhou-se numa luta pela a implantação de carteiros em todo o bairro Guarituba, onde ainda não existe este serviço. Depois de muita luta e insistência, várias reuniões com o Diretor Estadual dos Correios Senhor Itamar Ribeiro, com a Célia gerente da ACT de Piraquara, chegamos ao final da primeira conquista. Foi concluída a primeira etapa e iniciada a entrega de correspondências no dia 17 de janeiro de 2011, nas seguintes regiões: Vila Mariana, Monte Líbano, Tarumã IV, Bosque dos Pinheiros e Tocantins. Para isso foi preciso muito esforço e persistência, foi refeito todos os números prediais destas vilas o que corresponde mais de 1200 lotes.
Os moradores foram informados dos números que corresponde aos seus lotes ficando do lado direito par e do lado esquerdo impar.

Com isso esta região se torna a área mais organizada em relação a este serviço. Também foram confeccionadas as placas com os nomes das ruas e seus respectivos CEPS, isto foi feito em parceria com os comerciantes locais, onde cada placa leva o nome dos seus patrocinadores. Agora pedimos a colaboração dos moradores para que atualizem o seu endereço para seus emitentes.

Esta é uma conquista do Vereador Edson Ribeiro e sua equipe, ele é o idealizador da Implantação dos Carteiros, a próxima etapa irá beneficiar as seguintes regiões: Jardim dos Estados, Guarituba redondo e região, Jardim Guarani, Parque das Rosas, Parque das Araucárias, Parque das Andorinhas e Guarituba Pequena.
        
O Vereador Edson Ribeiro agradece todos os funcionários dos correios, prefeitura e comerciantes que colaboraram para a implantação deste serviço.